quinta-feira, 19 de maio de 2016

Conheça um pouco das religiões de matrizes africana!!

Religiões de matrizes africana: princípios,intolerância, origem...

As religiões de matrizes africanas-  Significam que os fundamentos vem de cultos de origem africana, lá praticados desde a antiguidade e introduzidos no Brasil com adaptações pelos escravos africanos e descendentes destes.
  • QUAIS SÃO ESSAS RELIGIÕES ? :  São várias, com origens em diversas partes da África e relacionadas diretamente com cada grande grupo étnico  introduzido no Brasil, no caso as religiões que mantiveram maior proximidade com as originais ( trajes, uso das línguas africanas nos cantos e rituais, referência apenas às divindades africanas, costumes, etc…) são agrupadas genéricamente sob a denominação de CANDOMBLÉ DE NAÇÃO (e obviamente são várias nações distintas)ou simplesmente Candomblé;  já nos casos em que houve um maior sincretismo, redução dos elementos africanos e acréscimo de elementos ocidentais vindos do catolicismo e kardecismo (além de elementos indígenas ), cânticos e rituais em português,  passaram a ser agrupadas genéricamente sob a denominação de UMBANDA ;  há ainda variações criadas a partir da mescla de Candomblé e Umbanda como o  OMOLOCÔ , ou segmentações independentes como o XANGÔ (PE), o BATUQUE (RS), muito próximos dos Candomblés de Nação, ou a QUIMBANDA (culto dos exus)  que está muito mais relacionada com a UMBANDA.
  • ORIXÁS ?O que são? : São as divindades do panteão Yorubá do Candomblé (um dos grupos étnicos africanos trazidos para o Brasil com o trafico negreiro),  são eles :  Nanã, Omolú, Oxumarê, Oxalá, Exú, Ogun, Oxóssi, Yemanjá, Iansã, Oxum, Obá ,Ewá, Xangô, Logun Edé, Ossain, Ibeji, Irôko;  na África eram cultuados mais de 200 orixás, no Brasil esse número reduziu-se a 16, cada Orixá está ligado a uma força da natureza \vida e a sua energia é chamada de AXÉ
  • O que é MACUMBA ? :  Na realidade MACUMBA era o nome de uma flauta rústica utilizada em festas familiares  junto com outros instrumentos como atabaques e tambores, pela população mais pobre  na época da  passagem do Brasil Império para República ;  por tal MACUMBA  era também um sinônimo de “festa em casa”, porém como havia repressão e muito preconcito(ainda existe)contra as reuniões afro religiosas (na época feitas nos terreiros das casas ), ao convidar alguém para uma festa/reunião afroreligiosa as pessoas  não citavam isso em público,  apenas convidavam as outras para uma “MACUMBA”   lá em casa… , o que era perfeitamente entendido dependendo de quem convidava e era convidado…, surgiu dai o entendimento hoje corrente para MACUMBA e obviamente para MACUMBEIROS;  apesar de serem muito utilizados de forma depreciativa pelos que discriminam as religiões “afro”, o uso dos termos  e auto-denominação entre os adeptos é comum e encarada por muitos de forma afirmativa ou não por que muitos não gostam..
  • AS RELIGIÕES AFRO SÃO SATÂNICAS ?, CULTUAM DEMÔNIOS ? :  Apesar das várias interpretações discordantes sobre o que venha de fato a ser satanismo , tudo isso faz parte de uma cosmovisão ocidental de base judaico-cristã, não tem nada a ver com a cosmovisão africana (onde não se crê em inferno, muito menos em diabo…), sendo assim essa “acusação” e “demonização” que se faz das religiões de matrizes africanas (principalmente do Candomblé que não tem qualquer base ocidental/cristã) é falsa e injusta, as divindades africanas cultuadas são basicamente representações das energias da natureza, energias que influenciam na vida das pessoas e podem ser “manipuladas” para o bem mas também para o mal, só que isso é uma questão da  ética das pessoas que manipulam ou solicitam manipulação, não das energias (que em tese são amorais),  seria como dizer que a energia atômica “é do mal” pois pode adoecer e matar, quando na realidade pode também curar e facilitar a vida…, dependente de quem manipula e  de sua intenção, não da energia em si, “o mal”  e “o bem” está nas pessoas…, algumas vão rezar para “mil caírem à sua direita”, outras vão matar “em nome de cristo”, algumas vão fazer “trabalho” para prejudicar algum desafeto… , outras vão pedir e usar tudo isso  pelo próprio bem e da humanidade… .
  • font: https://blogdojuarezsilva.wordpress.com/2012/04/15/cultura-religiosa-as-religioes-de-matrizes-africanas-tirando-as-duvidas-basicas

quarta-feira, 11 de maio de 2016

TOLERANCIA RELIGIOSA ACIMA DE TUDO!!!!

A sociedade em  que vivemos hoje em dia é uma sociedade muito diversificada em aspectos de cultura e religião, por isoo, precisamos  aprender a respeitar todos e agir de forma tolerante.






domingo, 8 de maio de 2016

Diferentes religiões e suas crenças.


O Papa fez um vídeo mostrando que as religiões não deveriam ter conflitos entre si, e sim serem unidas.
Segue o link do vídeo:
https://youtu.be/kHsfzPv7gMU


quinta-feira, 5 de maio de 2016

IntolerÂncia contra os ateus

Ateofobia
Atheismsymbol endorsed by AAI.svg
Um preconceito gritante, mas pouco considerado,  acontece neste país com uma liberdade tão grande que os próprios ateus, que deveriam ser os primeiros a denunciá-la, permitem ser esculhambados e humilhados pelos religiosos que não aceitam o fato de existirem pessoas que não acreditam em nenhuma divindade.Falamos muito da intolerância contra as religiões mas a intolerância contra o ateísmo é muito maior.
Ateofobia um tipo de preconceito ainda no regulamentado criminalmente

Na internet, os ateofóbicos agem de maneiras variadas:
- Nas redes sociais, descarregam ódio contra os descrentes com mini discursos.      - demonstram patente preconceito, atribuindo ao ateísmo desqualidades como ausência de valores e violência inerente.                                                                           - Por entrevistas dadas aos meios online de imprensa.
Ateofobia no Brasil:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o_contra_ateus
Uma pesquisa de 2007 encomendada pela CNT/Sensus revela que 84% dos brasileiros votariam em um negro para Presidente da República, 57% em uma mulher, 32% em um homossexual mas apenas 13% votaria em um ateu. Uma pesquisa de agosto de 2010 realizada pelo Núcleo de Opinião Pública da FPA, em uma iniciativa da Fundação Perseu Álamo e SESC, revelou que 66% das mulheres brasileiras jamais votariam em um ateu e 11% dificilmente votaria, enquanto 61% dos homens brasileiros nunca votaria e 13% dificilmente votaria. Uma pesquisa realizada no dia 13 de dezembro de 2012 pelo Datafolha indica que 86% dos brasileiros acreditam que a crença em Deus torna as pessoas melhores, enquanto que apenas 13% acreditam que implicação não é obrigatória.

Obs: Lembrando que os ateus também tem preconceitos contra  os religiosos, e é preciso de respeito e educação a todos para o mundo andar para frente!!

Maria Clara Mendes

quarta-feira, 4 de maio de 2016

UMA AMOSTRA DA INTOLERANCIA NA SOCIEDADE ATUAL




Essa intolerância pode gerar graves consequências, como a violência ou até mesmo desencadear algum problema psicológico para a vitima. No Brasil o catolicismo predomina e por isso muitas pessoas querem impor a religião delas sobre outras, como mostra na tirinha ,ou seja , acham que a religião delas é a correta, gerando uma intolerância religiosa no geral.  

MELHORES FILMES SOBRE INTOLERANCIA RELIGIOSA






  • Malala
 Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=WsF1SeO-pN0

Sinopse: 

 O filme conta a história corajosa da paquistanesa Malala Yousafzai que aos 15 anos, ela foi
 baleada na cabeça pelo Talibã quando saía da escola. O motivo foi o seu ativismo em favor da educação de meninas e mulheres. Ela sobreviveu e hoje é um símbolo da luta pelos direitos humanos.



  • UMA GARRAFA NO MAR DE GAZA

Filme: netflix

Trailer do filmehttps://www.youtube.com/watch?v=tb7KPTcmQZE

Sinopse:


Os problemas de convivência na faixa de Gaza e Israel vistos sob a ótica de dois jovens adolescentes. Inconformada com os atentados à bomba em Jerusalém ela pede ao irmão para lançar uma mensagem numa garrafa ao mar, contendo um endereço de e-mail. A mensagem é encontrada e um jovem de Gaza passa a se corresponder com ela. No início a animosidade é grande, mas os laços aumentam e ambos começam a entender melhor as dificuldades que vivem e a se aproximar. 

  • PARADISE NOW

Filme:  Netflix


Sinopse:


conta a história de dois amigos de infância que vivem enclausurados em uma cidade da Cirsjordânia, isolada e ocupada por Israel. Levam uma vida aparentemente normal, mas não se conformam com a situação política e fazem parte da porção que acredita que é preciso agir com violência, já que ospalestinos não podem competir com o poder militar do estado judeu. Para tanto, são homens-bomba voluntários. Quando são realmente convocados a participar de um atentado terrorista em Telaviv, as questões e dúvidas do preço humano a ser pago surgem de maneira arrasadora.