Um preconceito gritante, mas pouco considerado, acontece neste país com uma liberdade tão grande que os próprios ateus, que deveriam ser os primeiros a denunciá-la, permitem ser esculhambados e humilhados pelos religiosos que não aceitam o fato de existirem pessoas que não acreditam em nenhuma divindade.Falamos muito da intolerância contra as religiões mas a intolerância contra o ateísmo é muito maior.
Na internet, os ateofóbicos agem de maneiras variadas:
- Nas redes sociais, descarregam ódio contra os descrentes com mini discursos. - demonstram patente preconceito, atribuindo ao ateísmo desqualidades como ausência de valores e violência inerente. - Por entrevistas dadas aos meios online de imprensa.
Ateofobia no Brasil:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discrimina%C3%A7%C3%A3o_contra_ateus
Uma pesquisa de 2007 encomendada pela CNT/Sensus revela que 84% dos brasileiros votariam em um negro para Presidente da República, 57% em uma mulher, 32% em um homossexual mas apenas 13% votaria em um ateu. Uma pesquisa de agosto de 2010 realizada pelo Núcleo de Opinião Pública da FPA, em uma iniciativa da Fundação Perseu Álamo e SESC, revelou que 66% das mulheres brasileiras jamais votariam em um ateu e 11% dificilmente votaria, enquanto 61% dos homens brasileiros nunca votaria e 13% dificilmente votaria. Uma pesquisa realizada no dia 13 de dezembro de 2012 pelo Datafolha indica que 86% dos brasileiros acreditam que a crença em Deus torna as pessoas melhores, enquanto que apenas 13% acreditam que implicação não é obrigatória.
Obs: Lembrando que os ateus também tem preconceitos contra os religiosos, e é preciso de respeito e educação a todos para o mundo andar para frente!!
Maria Clara Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário